Catapora: vacinação é a principal aliada na prevenção da doença

Assine

Por CARAS Digital (Informe publicitário)

Catapora: vacinação é a principal aliada na prevenção da doença

O fim do inverno traz mais do que a primavera. É também o período de maior incidência de uma doença que pode ser evitada com a prevenção: a catapora

O fim do inverno traz mais do que a primavera. É também o período de maior incidência de uma doença que pode ser evitada com a prevenção: a catapora (1). Altamente contagiosa pelo ar ou pelo contato com objetos e secreções contaminadas pelo vírus Varicella-zóster, ela pode atacar em qualquer idade, mas as crianças estão no grupo mais vulnerável à doença (1). Como agravante, os sintomas podem levar de 10 a 21 dias para aparecerem. Isso significa que é possível estar contaminado e transmitir a doença mesmo antes que ela se manifeste (2).

Portanto, a prevenção e o conhecimento sobre as características da doença são muito importantes para evitar as consequências que a catapora pode trazer (2)

Sintomas

O sintoma mais conhecido da catapora é o surgimento de manchas vermelhas e bolhas no corpo. Além disso, a doença pode causar mal-estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa (2). A coceira característica costuma aparecer quando as bolhas secam e cicatrizam, momento em que as lesões na pele podem ser infectadas pelas bactérias das unhas ou de objetos que as crianças acabam usando para se coçar (2).

Vacinação.

A vacinação é fundamental para a prevenção do contágio pelo vírus Varicella-zóster (1,5,6,7). Duas importantes entidades da medicina brasileira – a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações – recomendam duas doses da vacina para a maior proteção das crianças. A primeira delas, aos 12 meses de idade, e a segunda dose administrada a partir dos 15 meses, com intervalo de três meses da primeira vacinação (3,4).

Cuidados

Em geral, medicamentos específicos são recomendados pelos médicos para aliviar a dor de cabeça e reduzir a febre. Compressas de água fria ajudam a aliviar o incômodo da coceira e a boa higiene é um fator preponderante, devendo-se utilizar apenas água e sabão. A catapora pode causar complicações como a encefalite, pneumonia e infecções na pele e ouvido. Para evitar a transmissão, o recomendável é afastar a criança da creche ou escola, assim que as primeiras manchas surgirem no corpo (2).

Não dê chances à catapora. Previna-se. Fale com o seu médico.

 

1- CENTRO DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE PARA VIAJANTES. Varicela. Disponível em: <http://www.cives.ufrj.br/informacao/varicela/var-iv.html>. Acesso em: 17 jul. 2017.
2- BRASIL. Blog da Saúde. Doenças da infância: catapora, 2015. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/35092-doencas-da-infancia-catapora.html>. Acesso em: 16 mar. 2016.
3- SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Calendário de vacinação da SBP 2017. Disponível em: <http://www.sbp.com.br/src/uploads/2017/06/19717g-DocCient-Calendario-Vacinacao-2017.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2017.
4. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de vacinação da criança: recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2017/2018. Disponível em: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf. Acesso em: 31 jul. 2017.
5- BRASIL. Ministério da Saúde. Informe técnico de introdução da vacina tetra viral. Disponível em: <http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2015/junho/26/Informe-T--cnico-da-Introdu----o-da-Vacina-Tetra-Viral-2013.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2017.
6- BRASIL. Ministério da Saúde. Vacinação. Disponível em:
<http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/776-secretaria-svs/vigilancia-de-a-a-z/varicela-herpes-zoster/13156-vacinacao-varicela>. Acesso em: 25 jul. 2017.
7- BRASIL. Ministério da Saúde. Calendário Nacional de Vacinação 2017. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/197-secretaria-svs/13600-calendario-nacional-de-vacinacao>. Acesso em: 25 jul. 2017.
8- SOÁREZ PC, et al. Impact of methodology on the results of economic evaluations of varicella vaccination programs is it important for decision-making. Cad. Saúde Pública, 25 Sup3:S401-S414,2009.


BR/VAC/0203/17b - – Agosto 2017

#saúde #criança #prevenção

Tags relacionadas: Saúde - Notícias | Criança | Prevenção de doenças | bem-estar

Notícia publicada Qua, 16 ago 2017 as 15:08, por CARAS Digital.