Assine

Por CARAS Digital

Alimentação saudável ajuda na prevenção e no tratamento das celulites

Confira os principais alimentos que atuam no combate as celulites

A lipodistrofia ginoide, popularmente conhecida como “celulite”, é uma desordem estética comum no sexo feminino, que acomete de 85 a 98% das mulheres. Esta desordem afeta as camadas da pele, gera alterações vasculares e formação de fibroses, o que pode causar desconforto e dor.

Diversos fatores contribuem para o desenvolvimento das celulites. Estes fatores estão divididos em primários e secundários. Os primários são os aspectos genéticos, sexo, idade, retenção de líquidos, fatores vasculares e hormonais. Os fatores secundários são os ambientais, que podem agravar o quadro, como sedentarismo, excesso de peso, tabagismo, estresse, mau funcionamento intestinal e alimentação inadequada, rica em sal, açúcar refinado e gorduras.

Algumas medidas incluídas no dia a dia, como exercício físico regular, abandono do tabagismo, manter-se sempre bem hidratado e evitar situações de estresse, ajudam no combate as celulites. A adequação do padrão alimentar apresenta papel fundamental, pois atua na melhora do funcionamento intestinal e da circulação periférica, redução do desconforto, das dores e da inflamação da pele. Veja quais são os principais alimentos que atuam na prevenção e no tratamento das celulites:

Água, chás e sucos
A hidratação é uma das principais medidas a serem tomadas para tratar as celulites. A ingestão adequada de água, chás e sucos naturais melhora a circulação sanguínea, pois facilita a circulação de nutrientes pelo organismo e a eliminação de toxinas através da urina. O ideal é evitar excesso de açúcar e bebidas açucaradas. Modo de usar: hidrate-se na proporção de 35ml /quilo de peso. Distribua este volume ao longo do dia e observe sempre a urina: ela deve estar clara.

Cereais integrais e legumes
Farinhas integrais e legumes, como a batata e o inhame, possuem em sua composição fibras dietéticas. Utilizadas no tratamento da constipação intestinal, ajudam na eliminação de toxinas do organismo, evitam o aumento das células de gordura e, assim, ajudam na prevenção e tratamento das celulites.

Frutas
São alimentos ricos em água e algumas delas (melão e abacaxi) apresentam função diurética.

Aveia
É uma das principais fontes de silício, mineral essencial na estruturação do tecido conjuntivo. Auxilia na regeneração das fibras elásticas e de colágeno, melhora a elasticidade da pele e diminui os processos de formação de fibroses, evitando, assim, a formação de novas celulites. Modo de usar: com frutas ou acrescida em leite, iogurtes e massas de pães e bolos.

Hortaliças e leguminosas
São alimentos ricos em potássio, que regula a quantidade de água no organismo, favorecendo a sua eliminação, pois o excesso de água causa edema e piora o aspecto das celulites. Modo de usar: faça um suco com efeito diurético usando os talos de ½ maço de agriões, o suco de 2 limões e água suficiente para completar 1 litro de suco. Adoce a gosto.

Peixes e linhaça
São importantes fontes de compostos antioxidantes e gorduras poli-insaturadas, que combatem processos de inflamação e a formação de radicais livres, agindo contra a formação das celulites.

Essas e outras dicas você confere no livro Vida Saudável.

 

Livro Vida Saudável

Assine as revistas da editora Caras e receba este manual da vida saudável. O livro Vida Saudável também encontra-se no site da Ultrafarma e na loja Sidney Oliveira.
 

Tags relacionadas: BEM-ESTAR

Notícia publicada Sex, 1 set 2017 as 11:09, por CARAS Digital.




Mais Notícias de fashion