CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Pele na região dos olhos ressecada: saiba como tratar está área delicada do rosto

Dermatologista afirma que produtos específicos para a pele do rosto devam ser utilizados, mas não em excesso e sem movimentos circulares

Luiza Camargo Publicado em 01/12/2016, às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pele na região dos olhos ressecada: como tratar - Shutterstock
Pele na região dos olhos ressecada: como tratar - Shutterstock

 A pele na região dos olhos é mais delicada e fina do que a do resto do rosto e, consequentemente, mais sensível e frágil. Por isso, é de extrema importância que ela seja bem cuidada e hidratada.

"Trata-se de uma área que sofre constante desgaste diário (o ininterrupto movimento de piscar, vícios de expressão, sol) e que também por natureza tem menos colágeno e elastina, o que a torna ainda menos resistente. Por tudo isso é muito mais fácil irritá-la, o que, na prática, resulta nos primeiros sinais de envelhecimento, principalmente rugas", afirma a dermatologista Karla Assed, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Por isso, produtos específicos para a região devem ser utilizados,  e nunca hidratantes para o rosto e corpo.

"É imprescindível que o cosmético utilizado na região dos olhos seja para os olhos. Parece óbvio, mas é bom ressaltar. Porque como a pele dos olhos é mais frágil, principalmente a pálpebra superior (por ter muita dobra), o creme aplicado nessa área deve ser mais leve, mais fluido e com concentrações mais baixas de ativos. Outra coisa importante é aplicar pouca quantidade, porque como a pele é mais fina, a absorção das substâncias é mais eficaz e o exagero pode irritar. E, para aplicar o produto, nada de movimentos circulares, o movimento deve ser linear, embaixo e em cima, indo de dentro para fora", afirma a médica.

Para saber qual o produto mais indicado para a sua pele o ideal é consultar um dermatologista, porém, já dá para ter uma ideia olhando apenas os rótulos dos produtos.

" Tudo vai depender da idade, indicação e do grau de envelhecimento da pele. Aos 20 anos, que é a idade indicada para começar a tratar a região, basta um bom hidratante. A partir dos 25 anos é bom ter ácido hialurônico, DMAE, retinol, vitamina C, fator de crescimento e substâncias descongestionantes como aloe vera, camomila ou gengibre. Todos eles são descritos no rótulo do produto. E à medida que a idade avança, o tipo e a concentração dos ativos necessários vão sendo adaptados, de acordo com orientação médica. Por exemplo, se torna imprescindível a presença de antioxidantes, mas é preciso ver caso a caso para saber o mais adequado", declara a expert.