CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Como emagrecer o rosto: dicas para diminuir as bochechas e o inchaço facial

Experts revelam quais procedimentos e dicas ajudam a diminuir as bochechas gordinhas; confira

Luiza Camargo Publicado em 21/02/2017, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja 14 dicas para acabar com o inchaço no rosto - Shutterstock
Veja 14 dicas para acabar com o inchaço no rosto - Shutterstock

Muitas pessoas possuem um rosto mais "gordinho", com as bochechas volumosas. Em alguns casos, esse volume facial também pode ser evidente na parte de baixo da mandíbula,  também conhecido como “papada”. No entanto, nem todo mundo gosta dessa característica e se incomoda de ter o rosto mais redondo. Experts do ramo da saúde e estética dão dicas e explicam procedimentos que ajudam a diminuir as gordurinhas do rosto e deixá-lo mais fino; confira!

+Como amenizar e reduzir as linhas de expressão e rugas a partir dos 25 anos

Cuidados com a alimentação
“A alimentação saudável e equilibrada é o principal segredo para desinchar o rosto. É necessário diminuir o consumo de sal e açúcar, pois eles contribuem para a temida retenção de líquidos. E não custa lembrar das regrinhas que servem para embelezar você de corpo inteiro: dê preferência aos legumes, frutas e verduras; capriche na ingestão de água – de dois a três litros diariamente é o recomendado. Não consumir bebidas alcoólicas e não fumar também fazem parte da lista de cuidados com a aparência, ajudando a manter uma pele jovial, firme e sem rugas por mais tempo, além de um rosto mais fino. Um dica importante: evite comer antes de dormir, pois o nosso corpo absorve toda a gordura. E como não estamos em movimento, ela não será perdida, ou seja, ficará acumulada”, alerta a nutricionista Vanessa Gama, da Clinica Benesse.

Ginástica facial
Sabia que além de exercícios para tonificar o corpo também existem exercícios para a face? Isso mesmo! Simples de fazer, a ginástica facial pode ser feita em qualquer lugar e qualquer hora: “Ela fortalece, drena e tonifica a musculatura da região, ajudando a reduzir seu volume”, explica Tatiane Galhanone, esteticista e cosmetóloga da Clinica Benesse. A expert dá dicas de movimentos que devem ser feitos para melhorar a região: “Sorria! Force os músculos do rosto ao máximo abrindo aquele sorrisão, mas sem pressionar o pescoço. Repita o movimento 10 vezes. Em seguida, erga as sobrancelhas até onde conseguir, mantendo os olhos abertos e, logo em seguida, fechados. Aguarde 10 segundos e relaxe. Depois abra os olhos e deixe a testa franzida aproximando as sobrancelhas. Mantenha por 10 segundos e relaxe outra vez. Os exercícios devem ser feitos diariamente para obter os resultados esperados”, orienta.

Tratamentos estéticos
Hoje existe alguns tratamentos estéticos específicos para afinar o rosto, como ultrassom facial, que leva o nome de Ulthera. O procedimento, que já é muito usado para quebra de gordura corporal, agora possui uma versão adaptada para o rosto. O tratamento é indicado para quem quer melhorar a definição da face, diminuir as bochechas e a papada e ficar com o contorno facial menos preenchido e mais afinado. A ponteira do ultrassom é aplicada por 30 minutos em cada lado do rosto e promove uma quebra de gordura facial”, explica Tatiane.


Cirurgia plástica
A bichectomia é um procedimento cirúrgico que ficou popular entre as celebridades que querem deixar o rosto mais fininho, tem ganhado cada vez mais adeptos e despertado a curiosidade do público: “É uma cirurgia plástica para afinar o rosto, que remove pequenas bolsas de gordura acumulada em ambos os lados do rosto, deixando as bochechas menos volumosas, realçando a maça do rosto e afinando a face. Esse tipo de procedimento, apesar de ter se tornado popular atualmente, não deve ser feita por quem já possui o rosto com formato fino, nem quem possui o osso do maxilar largo. E deve ser feito por um profissional especializado, pois futuramente pode apresentar problemas como rosto “esqueletizado” e paralisia facial”, alerta o médico e cirurgião plástico Andre Ramos, da Clínica Carpe Barra.